quinta-feira, 3 de março de 2016

DIA A DIA,,nóias e pancadas


diário sem ser secreto de raul fernandes....

data de hoje ,,, quinta feira  dia dezassete de janeiro do ano de dois mil e quinze


há pancadas levezinhas ,mas esta que me apercebi,e que tenho vindo a "colecionar" aqui no meu kintall ,admito que é mesmo um "pancadão"..
nem sei como lhe hei-de chamar,,,,talvez:

PERDIDOS & ACHADOS....

uma nóia que me acompanha ,desde à algum tempo a esta parte,,,,,
e passo a descrever para ficar aqui  lugar destinado às pancadas que me apercebo,trata-se de achados,,,,a nóia teve um principio como tudo,,,e vem de kew em londres mais especificamente da casa  queen charlotte's cottage que fica dentro do royal botanic garden ..,,
é que sempre  que por lá passava , observava uma sala  da dita casa....surgindo-me sempre a vontade de fazer algo idêntico.,,em alguma sala dos meus aposentos...

...a sala tem práticamente 
forradas as paredes de alto a baixo por inteiro de quadros de pinturas,,
( aqui nos meus arquivos digitalizados) encontrei uma fotografia que fiz na altura dessa sala :






pois....na cidade de londres muitas lojas de venda  de objetos usados ,periodicamente fazem uma limpeza aos artigos do estabelecimento e colocam à porta o que não lhes interessa mais para vender, para os transeuntes levarem gratuitamente,,entre centos de coisas ,,livros,roupas,,brinquedos aparecia sempre algum quadro,,,,e..fez-se luz...e  foi ai que começou verdadeiramente a minha pancada,,,

ora a minha sala forrada a pinturas ganhou a partir daí regras que sigo até hoje (verdadeira nóia)..

 a regra de ouro :
* teria de ser realizada apenas com quadros achados,não valendo e estando interdito adquirir algum por via de compra....

a segunda regra :

*descobrir os autores e a história dos achados,e o máximo de informação do quadro achado...


até aos dias de hoje desde a altura da foto em baixo ,à porta da dita casa,da minha pessoa e um amigo que lhe contei do meu plano e onde tudo começou no ano de 2004,..
ano que "abandonei" a minha querida londres e vim para portugal..




 vim para portugal porque iria nascer a minha filha (revelo aqui porque este tema é mesmo o meu diario sem ser secreto),e queria que ela tivesse educação em portugal ((ai se eu soubesse o que sei hoje!!),,,
e foi em portugal que continuei a minha nóia,,,só com a variante do que se acha normalmente está muito mau estado,,,e para concretizar a pancada dediquei uma sala da minha nova casa para esse efeito,,,,
um pancadão grande ,,mas que tenho feito esse "jogo",,,e tenho vindo a colecionar pinturas achadas e colocando nessa sala,,,e só pode ser assim,,,

é que existem pessoas que gostam dos jogos de video de aventura,,,eu  entretenho-me a descobrir os autores e a história dos achados...mais concretamente dos autores do envolvimento da pintura com a época.. pinturas ,quadros,normalmente réplicas ou impressões de série de pinturas famosas ou menos famosas,mas também alguns de autor verdadeiros que esses nunca chego a descobrir quem o realizou,,,,quase sempre sem grande valor monetário, que por algum motivo foram  descartados de lares ou lojas dos antigos donos..o interessante muitas vezes é o jogo da descoberta do que se trata a pintura e leva-me completamente à sorte a pintores ou a épocas que desconhecia completamente e que fico a conhecer depois de várias horas devoração de tudo o que está relacionado com o quadro,,os autores,,as épocas,,,os estilos,,etc.....
,,,pois faço o meu jogo de sherlock holmes e tento a tudo o custo ultrapassar o nivel em que o objetivo é conhecer o autor da pintura,,,
o nivel seguinte ,normalmente leva-me ao conhecimento e envolvência da pintura,,,um jogo ao fim ao cabo...

fisicamente,,pois.. fica o restauro do achado  e emolduraçãor para colocar na parede de dita sala..

,são esses quadros que sempre que encontro algum vão fazer parte de uma sala da minha habitação  e que todas as paredes da mesma são compostas por eles,,,,

 a minha sala vai sendo forrada com essas pinturas ,que não descrimino nenhuma,,e algumas ,,não as compraria de certeza ,,mas dá-me gosto descobrir e fico a gostar delas porque todas têm uma história,,,e todas tenho uma história para contar aos infelizes dos meus amigos que têm a pouca sorte de a visitar,,,,

por isso se alguma vez vierem aqui pelos meus aposentos ,,se perguntarem de quem é aquela pintura ,preparem-se para uma história bem comprida de cada uma,..estão avisados...


e claro vou ter de deixar aqui,,um exemplo desta noia....






o exemplo:
este é de à uns poucos dias atrás,,,
a última aquizição para a dita sala e que desconhecia completamente o autor,,
o quadro não tem qualquer valor,,é uma impressão mais ou menos bem feita em tamano a4,,,
este não foi muito díficil de conhecer a sua historia pois vinha desde logo com muitas as pistas,,,







foi jogado no modo fácil,,trazia o nome do autor,,estava descrito a casa que comercializou as cópias (ficando logo a saber a qualidade de impressão e o valor da cópia ,,20 pounds),trazia quase toda a informação base,para com apenas o instrumento web,,,chegar fácilmente às peças que faltavam ,que era saber o nome da pintura,,onde se encontra o original,,,conhecer a obra do autor,,a  época e a envolvência...

 e já agora.......,
é a copia de um óleo sobre lamina de cobre de 36 x 43 cm  que está no museu do prado, de autoria de um pintor renascentista chamado jan brueghel el viejo,, realizada em 1612,,,e sei muito muito mais ,,mas não vale a pena estar aqui a escrever,,usei-a apenas  para exemplificar a minha "noia"....

bom,,, horas divertido a ler o que se passava ,,pois resta-me emoldurar escrever por detrás a data do achado a colocar na parede da sala de: 
PERDIDOS E ACHADOS...

bom fica aqui mais uma das minhas nóias,,tenho algumas que sei que são e talvez tenha mais que não dou conta delas,,as que vou descobrindo vou colocando aqui no tema,,,
esta não é muito dificil de perceber que é mesmo uma grande pancada minha .....








Sem comentários:

Enviar um comentário